FPF Marca Institucional

VISEU 2001 – DEP. DE FUTEBOL É CERTIFICADO COMO ENTIDADE FORMADORA PELA FEDERAÇÃO PORTUGUESA DE FUTEBOL

Após o início do processo de CERTIFICAÇÃO como ENTIDADE FORMADORA do DEPARTA­MENTO DE FUTEBOL do VISEU 2001, em Outubro de 2017, o mesmo foi aprovado pela Fede­ração Portuguesa de Futebol, passando a ser um dos poucos clubes com esta distinção. Em 2017/18 houve 55 clubes nacionais a realizar este processo de candidatura.

O processo de candidatura de certificação é realizado e renovado anualmente.

 A Certificação como Entidade Formadora da FPF é reconhecimento do trabalho de excelência na formação de atletas para a prática de futebol, melhorando gradualmente a qualidade do pro­cesso formativo de jovens praticantes de futebol, a qualidade organizacional dos clubes e defen­der a saúde e segurança dos atletas, considerando que neste caso, o Futebol do Viseu 2001 cumpre com os requisitos para ter a certificação.

 O processo exige ter desde Diretores com experiência na área de desporto e frequência de cur­sos de formação da FPF, ter um Departamento Técnico com todos os treinadores a ter o nível 1 da UEFA, no mínimo, ter um Departamento Clínico com um médico licenciado e com especiali­zação em Medicina Desportiva e vários fisioterapeutas e enfermeiros, ter um departamento de Psicologia, Nutrição e Pedagógico, ter DAE e colaboradores com esta formação técnica, ter pro­cessos de trabalho e métodos indicados para a correta formação de um atleta, como pessoa e como futebolista. Realizar diversas formações a todos os intervenientes, como Nutrição, Leis de Jogo, Ética e Fair-play.

A FPF está a implementar este processo para que em 2020/21, apenas os clubes que forem certificados com Entidade Formadora da FPF é que podem participar nas competições nacionais em qualquer escalão, incluindo as Ligas Profissionais, campeonatos nacionais amadores de futebol masculino e feminino, bem como os escalões de Juniores, Juvenis e Iniciados. As equi­pas que não forem certificados apenas podem competir nos campeonatos regionais das respeti­vas Associações.

Por tudo isto, a aprovação do processo de Certificação de futebol no Viseu 2001 como Entidade Formadora, é uma distinção que o trabalho de base que está a ser implementado neste Clube é motivo de muito orgulho para as 15 equipas de futebol do Viseu 2001, todos os seus Atletas, Encarregados de Educação, Diretores, Coordenadores, Técnicos, Administrativos, Estagiários e muitos simpatizantes deste Clube, bem como da região de Viseu, sendo o primeiro na Cidade a ter essa distinção, esperando que em breve haja já 2 clubes com essa distinção.

 FPF Marca Institucional

VISEU 2001 | HONRAR VISEU