Fundado em 18 de janeiro de 2002 o Viseu 2001, outrora Viseu Futsal 2001, tem procurado tornar-se numa das maiores referências desportivas do distrito de Viseu, quer pelo número de jovens atletas que atualmente movimenta nas suas várias modalidades, mas também pelo seu modelo de gestão, já por diversas vezes reconhecido e valorizado por entidades externas e de elevada credibilidade.

Enquanto instituição sem fins lucrativos o Viseu 2001 tem sabido adaptar-se aos tempos de crise em que vivemos. Acreditamos que crescer e massificar o clube, de forma sustentada, será a melhor estratégia para ultrapassar os momentos difíceis que o país vive.
Onde alguns viram dificuldades, o Viseu 2001 entendeu que poderiam ser oportunidades e rapidamente passou de 80 para mais de 300 atletas. Paralelamente deixou de ser um clube unidesportivo (futsal) tornando-se num dos clubes mais ecléticos do Distrito, hoje com 6 modalidades desportivas (futsal, futebol, rugby, ciclismo/btt, ténis e atletismo), em alguns casos com projetos únicos em todo o distrito.

Este crescimento tem assentado numa política de desenvolvimento desportivo que assenta em 3 princípios orientadores:

1 – Aposta em Modalidades que privilegiem o segmento 5-12 anos, com orientação técnica qualificada, quer do ponto de vista académico como desportivo;

2 – Valorização da imagem e comunicação como vértices estratégicos fundamentais no aumento da notoriedade do clube junto dos seus sócios, adeptos, patrocinadores, órgãos de comunicação social e viseenses em geral;

3 – Estrutura orgânica pouco hierarquizada assente em princípios de autonomia e responsabilização dos seus dirigentes;

Nos próximos anos pretendemos continuar vocacionados para a formação desportiva, de forma eclética, dos jovens viseenses, procurando abraçar novos projetos e novas modalidades, continuando a fazer crescer um clube jovem com uma família enorme.

Nós acreditamos que Viseu merece e continuaremos a trabalhar para que muitos mais acreditem, como nós, na certeza que o Viseu 2001 continuará a HONRAR VISEU, a melhor cidade para viver.