Depois do sucedido na Vila das Aves, o Viseu 2001 entendeu por bem manifestar a sua indignação pelo desempenho das equipas de arbitragem desde o jogo em Sintra, e no qual garantiu a presença na final eight da taça de Portugal.
O Viseu 2001 ADSC, há cerca de 15 dias já tinha feito uma exposição junto do presidente do conselho de arbitragem da FPF. Apenas não tornou essa posição pública porque o futsal é o produto que promovemos, a modalidade que amamos e naturalmente entendemos que o que tem sucedido em nada dignifica a modalidade.
Em Sintra, a equipa da casa logrou marcar o 3-2 já no prolongamento. O jogador da equipa da casa dominou a bola com a mão e apontou o golo com o pé esquerdo. Na sequência dos nossos protestos um dos nossos Guarda Redes foi expulso e penalizado com 4 jogos. Só uma super equipa conseguiu dar a volta ao marcador mediante este e outros erros da equipa de arbitragem.
A seguir começou a fase final de acesso a primeira divisão com o Viseu a deslocar se a Vila do Conde. Com uma enorme primeira parte o Viseu 2001 adiantou se até aos 0-3. O jogo conclui se com uma vitória por 3-2 mediante uma excelente segunda parte do adversário e perante um dos árbitros (o único que foi avaliado) a exibir-se de forma medíocre.
Depois veio o jogo com o Lamas Futsal e a expulsão com duplo amarelo do nosso jogador Peixoto.
No segundo cartão nem falta houve. Também temos as imagens. Faltavam alguns minutos e o jogo estava empatado, ficámos na eminência de o perder. A equipa resistiu, sucede que acabámos por ficar privados, de forma inexplicável e injusta, de um dos jogadores mais influentes para o jogo seguinte no Porto.
Chegámos ao Porto e sofremos a primeira derrota da época. Muito mérito do Granja, somado a uma grande dose de demérito da nossa parte.
Em seguida deslocamo-nos a Vila das Aves e foi a gota de água: agressões aos jogadores Pedrinho, Peixoto e Pacheco, ao ponto de ficarem estendidos na quadra (duas delas sem interrupção pela equipa de arbitragem) originado perigosas transições, penalty fantasma para o Aves, mão dentro da área do Aves e outras faltas fantasma assinaladas ao Viseu 2001 com o Aves a jogar bem à vontade (jogadores do Aves com amarelo a merecerem segundo cartão que nunca apareceu). O resumo do jogo está a ser preparado e será publicado nas próximas horas, reproduzindo os vários lances em que fomos prejudicados pela ação da equipa de arbitragem.
Há muito tempo que não víamos o Viseu ser tão prejudicado, por tantos erros consecutivos e grosseiros de uma equipa de arbitragem.
Trabalhamos seriamente para honrar a cidade e o clube. O Viseu 2001 e os Viseenses exigem respeito! Teremos que ser muito fortes para atingir o sonho da subida de divisão. Ficou mais difícil, mas não é impossível.
Precisamos do apoio dos viseenses e precisamos que a nossa equipa seja uma super equipa para ultrapassarmos estas adversidades.
Por isso, deixamos um apelo aos nossos sócios e simpatizantes que se desloquem domingo ao pavilhão Cidade de Viseu, para apoiar a equipa contra a equipa da Póvoa do Varzim, de modo a que consigamos manter acesa a chama do sonho da subida à primeira divisão nacional de futsal.
A Direcção,
Viseu 2001 ADSC