No passado fim-de-semana, a Academia de Ciclismos de Viseu – Desfruta rumou ao norte para disputar a 2ª e 3ª prova da Taça de Portugal de Juniores.
Na prova de sábado, em Palmeira (Braga), os atletas tinham pela frente 92.6 quilómetros com cerca de 1300 metros de desnível, que foram percorridos em 2h26m. Num percurso em circuito, em sobe e desce constante, os atletas Tiago Casimiro, Gonçalo Rodrigues e Miguel Gonçalves estiveram em destaque, classificando-se na 59ª, 62ª e 64ª posição na geral, respetivamente.
Já no domingo, em Penafiel, na 3ª e última prova a contar para a Taça de Portugal, os atletas tinham pela frente um percurso bastante duro com 98.4 quilómetros e 1800 metros de desnível, caracterizado essencialmente por três subidas longas e um final duríssimo, com pendentes a rondar os 17%.
Talvez devido ao desgaste acumulado da prova do dia anterior, o pelotão rolou desde início com um ritmo controlado, o que permitiu que alguns atletas se destacassem na frente da corrida. O nosso atleta Tiago Casimiro também integrou uma dessas fugas, que chegou a ter 5 minutos de vantagem para o pelotão, mas que, no entanto, viria a ser anulada a cerca de 8 quilómetros do final.
No final da prova os nossos atletas Tiago Casimiro, Gonçalo Rodrigues e Miguel Gonçalves viriam a classificar-se na 53ª, 58ª e 78ª posição na geral, respetivamente, em 122 atletas que alinharam à partida.
Numa época de estreia na modalidade de estrada, a aprendizagem e evolução destes atletas tem sido impressionante, o que tem permitido melhorar as suas prestações de prova para prova, provando-se assim que o esforço e a dedicação nos treinos são recompensados.
O trabalho continua…




