fbpx

NOTÍCIAS

Finda a primeira volta do Campeonato Nacional da 2ª Divisão de Futsal, o Viseu 2001 lidera a Série C com 26 pontos.

Falámos com treinador da equipa sénior de Futsal do Clube, Paulo Fernandes, que por 4 vezes já se sagrou Campeão Nacional, pelo Sporting CP nas épocas 2003/04, 2005/06 e 2009/10 e pelo SL Benfica em 2011/12.

Depois da aventura vivida no Qatar durante 2 anos, o Viseu 2001 tem o privilégio de contar nos seus quadros com um dos mais conceituados treinadores do futsal português. Aqui fica a entrevista:

 

 

V01 – Como começou a aventura de ser treinador de Futsal?

P.F. – A minha “aventura” começou á trinta anos atrás. Jogava futsal na equipa do meu bairro onde morava (GD dos Bons Dias) e um dia o meu treinador chegou perto dos dois capitães de equipa e transmitiu-nos que um de nós os dois teria de assumir a equipa de iniciados do clube. Depois de alguma “discussão” acabei por ser eu a vítima e ser “obrigado” a assumir a função de treinador. Hoje recordo com saudade essa equipa, e que alguns desses jogadores chegaram longe na modalidade, e um acabou por ser Internacional A.

 

V01 – Que valores gosta de transmitir aos seus jogadores?

P.F. – Acima de tudo humildade e uma enorme ambição para atingir os sonhos e os objetivos pessoais de cada um em prol do coletivo onde estejam inseridos. O resto vem com o trabalho.

 

V01 – Qual a melhor qualidade de um treinador?

P.F. – Honesto e “profissional” em todas as situações em geral e no treino em particular

 

V01 – Quais são os seus objetivos para o futuro? (Como Treinador)

P.F. – Continuar a trabalhar enquanto tiver prazer, e condições para o fazer.

 

V01 – Qual o ambiente que encontrou no Viseu 2001 e como foi recebido?

P.F. – Encontrei um clube com muita  vontade e ambição de chegar ao mais alto patamar do futsal em Portugal. Fui recebido muito bem como é normal neste clube, na cidade e na região que são exímios a receber as pessoas que se deslocam para este local para trabalharem.

 

V01 – Quais foram as maiores dificuldades que encontrou na transição para uma equipa da 2ª divisão de futsal?

P.F. – Sinceramente, não encontrei qualquer dificuldade de adaptação. Apenas  as dificuldades normais de um clube que quer atingir um marco que há muito tempo persegue como é a primeira divisão nacional.

 

V01 – Que balanço faz desta primeira ronda da primeira fase? Como avalia a prestação da equipa?

P.F. – O balanço é bastante positivo. Começámos um trabalho de fundo atendendo ao facto de ter entrado uma nova equipa técnica assim como cinco novos atletas, o que obrigava a uma adaptação rápida de todos, a uma nova realidade e exigência ao nível da organização e das regras. Independentemente de termos consentido dois empates, penso que a equipa atingiu uma performance considerável e mesmo assim é expectável que venha a evoluir para patamares superiores.

 

V01 – Quais considera serem os pontos fortes da equipa?

P.F. – A coesão e a disponibilidade mental para o trabalho que têm vindo a demonstrar.

 

V01 – Qual considera ser o futuro da equipa nesta época desportiva?

P.F. – O futuro poderá ser risonho para todos se conseguirmos atingir o objetivo proposto. Se assim não for, todo o trabalho efetuado vai-se esbater no insucesso do mesmo.

 

V01 – Quais os objetivos no Campeonato? E na Taça?

P.F. – Como já disse o objetivo será sempre a subida de divisão. Sabemos que precisamos de trabalhar nos limites para chegar a fase de subida e disputarmos aí “dez finais” contra outros adversários que vão lutar pelos mesmos objetivos que o Viseu 2001

 

V01 – Diga um momento que o tenha marcado positivamente nesta curta experiencia de treinador do Viseu 2001.

P.F. – A forma como todo o grupo superou e se uniu para esquecer tudo o que se passou no final de um jogo disputado na região de Aveiro.

Adotámos uma frase…… ” o que não nos mata, torna-nos mais fortes”
V01 – O que pensa do Viseu 2001 neste momento?

P.F. – É um clube com virtudes e defeitos como todos os outros, mas em que os seus responsáveis, se esforçam arduamente a toda a hora para que todos os dias cresça ainda mais de uma forma sustentada.

E hoje, depois de três meses de permanência neste clube, consigo observar e testemunhar isso mesmo.

 

V01 – Que futuro antevê para o Clube?

P.F. – Prevejo que com a continuidade do trabalho desenvolvido por estes diretores, sócios e simpatizantes, o clube tem tudo para cimentar ainda mais o lugar de destaque que  atingiu nesta cidade e nesta região.

 

P.F. – Agradecimento

Não queria deixar passar esta oportunidade para agradecer toda a dedicação das pessoas que fazem parte deste staff técnico, assim como aqueles que não fazendo parte, contribuem de uma forma generosa com a sua ajuda e dedicação a esta equipa técnica. Assim como um agradecimento especial aos Warriors, que nos têm acompanhado e dado todo o seu apoio, o que para a equipa é muito importante.